20 de março de 2022

Colóquio em Castelo de Vide evoca o Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição (31 de Março)

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Castelo de Vide evoca este ano o Dia da Memória das Vítimas da Inquisição (31 de Março). Organizada pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e pela Rede de Judiarias de Portugal, a iniciativa inclui ao início da tarde dessa quinta-feira um colóquio sobre “Dois séculos do fim da Inquisição: memória e legado” que tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Jorge Martins, Marina Pignatelli e Miriam Assor
Participam Jorge Martins, que falará sobre “O processo de Guiomar Mendes”, Marina Pignatelli sobre “A lei da Nacionalidade” e Miriam Assor sobre “Garcia d’Orta”.
Teresa Nobre de Carvalho: Centro de Interpretação Garcia de Orta
Na ocasião será ainda apresentado o livro “Garcia de Orta: Ciência, Religião e Cultura” de Teresa Nobre de Carvalho que fará também a apresentação pública do projeto Centro de Interpretação Garcia de Orta.
Visita à “Casa da Inquisição”
Os participantes serão convidados no final a efetuar uma visita à “Casa da Inquisição” em Castelo de Vide em fase de instalação na Casa do Morgado (Rua Nova).
Recorda-se que o dia 31 de Março foi consagrado em Março de 2020 pela Assembleia da República como o Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição. © NCV

Sem comentários: