14 de março de 2022

Modelo de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede apresentado em Marvão nesta quarta-feira

Clicar na imagem para ampliar o convite.
O auditório da Quinta dos Olhos d’Água recebe, na próxima quarta-feira dia 16 de Março, a partir das 15 horas, uma sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM).
Os interessado podem inscrever-se AQUI para participar nesta sessão.
Tal como já aconteceu em Castelo de Vide, Portalegre e Arronches, esta sessão conta com a participação do presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, do presidente da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, António Pita, e da Diretora Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Olga Martins.
Parque Natural da Serra de São Mamede
O Parque Natural da Serra de São Mamede foi criado em 1989, abrange áreas dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, e ocupa uma área de 56 mil hectares (560 quilómetros quadrados). 
Comissão de Cogestão e Modelo de Cogestão das Áreas Protegidas
A Comissão de Cogestão do PNSSM é composta pelos quatro municípios que integram o Parque, pela Direção Regional do ICNF, pelo Instituto Politécnico de Portalegre, pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, em representação da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, pela Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre e pela Associação Lugares da Serra Alentejana.
O novo Modelo de Cogestão das Áreas Protegidas foi criado pelo Decreto-Lei nº 116/2019, de 21 de agosto, com o objetivo de “concretizar uma importante dimensão da gestão de proximidade das áreas protegidas, onde se prevê a intervenção expressa dos municípios na sua valorização”. © NCV

Sem comentários: