19 de março de 2022

Município de Castelo de Vide foi um dos fundadores da nova Associação Nacional Adapt.local em Amarante

Fotos © D.R./NCV
O Município de Castelo de Vide, representada pelo seu Presidente da Câmara Municipal, António Pita, participou na passada quinta-feira em Amarante na assembleia geral constitutiva da Associação Nacional Adapt.local., a qual pretende “dotar o país de uma rede nacional de municípios minimamente preparados para mitigarem os efeitos das alterações climáticas, que trazem cada vez mais perturbações e problemas ao ambiente e à vida urbana”.
Lisboa, Cascais, Sintra, Loulé, Mafra, Bragança, Guimarães, Amarante, Lagos, são alguns dos cerca de 20 Municípios que juntamente com Castelo de Vide estão a liderar o processo da criação desta nova Associação, “a qual terá uma importância vital face aos desafios que irão ser colocados ao território em consequência das mudanças do clima”, como refere o autarca castelovidense.
Para António Pita, Castelo de Vide está assim “na linha da frente a acompanhar a evolução e a transformação do sociedade e do clima!”.
Seminário anual Adapt.local em Amarante
Esta assembleia geral constitutiva antecedeu imediatamente o seminário anual da Rede de Municípios Adapt.local que se desenrolou ontem sexta-feira também em Amarante.
Recorda-se que esta Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas com a designação de “adapt.local” de que Castelo de Vide é um dos 29 membros efetivos já existe desde 2016. A rede constitui uma parceria liderada por municípios, mas que envolve também instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações não-governamentais e empresas, com a finalidade de dinamizar a adaptação local às Alterações Climáticas em Portugal. © NCV

Sem comentários: