Fotos © CMM/NCV |
|
Este projeto visa a criação de uma rota temática entre as quatro principais Fortalezas Abaluartadas da Raia (Marvão, Almeida, Elvas e Valença), com o objetivo de valorizar e de dar a conhecer um património de excecional valor, naqueles que são considerados como os quatro monumentos de maior representatividade do sistema abaluartado em Portugal.
Raia luso-espanhola: 1316 kms de fronteira fortificada
A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga do mundo, de cerca de 1316 kms, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas.
Trata-se de “um património que reflete alguns dos episódios mais marcantes da história de Portugal, que deixa transparecer a perícia técnica dos seus exímios construtores e a história de um povo sempre pronto a defender o seu território e a lutar pela paz”.
“Hoje, mais do que elementos evocadores de conflitos passados, estas fortificações constituem testemunhos de paz e ligações linguísticas, económicas e culturais que unem os povos dos dois lados da fronteira”, sublinha a nota de informação emitida a este respeito pela autarquia marvanense.
Merchandising em concurso até 10 de Abril
Promovido pelos Municípios de Almeida, Elvas, Marvão e Valença está a decorrer até dia 10 de Abril, um Concurso de Ideias para o “merchandising” da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia.
Esta iniciativa, aberta à comunidade estudantil, a profissionais e a todos os interessados, propõe aos participantes a conceção de peças de “merchandising” ancoradas neste património cultural ímpar.
O regulamento pode ser consultado AQUI para que os eventuais interessados possam descobrir o prémio final e saber como concorrer. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário