19 de abril de 2022

Castelo de Vide recebe este ano de 6 a 8 de Outubro as VII Jornadas Internacionais de Idade Média

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Instituto de Estudos Medievais da NOVA-FCSH e a Câmara Municipal de Castelo de Vide, “num tempo de reconstrução como o atual”, organizam mais uma vez nos próximos dias 6-8 de Outubro de 2022 as VII Jornadas Internacionais de Idade Média, este ano subordinadas ao tema “Construção e reconstrução na Europa urbana medieval”. Tendo como espaço de observação a Europa cristã e islâmica, pretende-se que esta temática seja abordada grosso modo através de perspetivas distintas, mas complementares.
Quatro conferências plenárias e sessões temáticas
A estrutura do encontro contará com 4 conferências plenárias realizadas por especialistas convidados pela organização e com sessões temáticas. Cada uma dessas sessões será constituída por três comunicações e terá a duração de 60 minutos. Os investigadores interessados poderão propor assim sessões e/ou comunicações individuais.
As Jornadas contam também como um programa sociocultural que inclui um jantar e visitas guiadas a locais a determinar, decorrendo uma delas após o programa científico. Durante o encontro será ainda feita a apresentação pública do livro que reúne uma seleção dos textos expostos nas VI Jornadas Internacionais de Idade Média de Castelo de Vide e na Escola de Outono, realizadas em Outubro de 2021. As línguas do encontro são o português, o espanhol, o francês e o inglês.
As diversas funções das diferentes construções
As cidades medievais demarcavam-se na paisagem por serem grandes concentrações humanas, mas também pela mancha do seu edificado. As construções serviam diversas funções: militares, religiosas, político-administrativas, económicas e residenciais. Nem todas as urbes tinham os mesmos edifícios. Além disso, de localidade para localidade e de rua para rua, as características das construções podiam oscilar, devido vários elementos, como os recursos financeiros e materiais disponíveis, a mão-de-obra empregue, os conhecimentos técnicos utilizados, o período de construção ou os interesses do responsável pela obra. Em momentos conturbados, como as guerras e revoltas edifícios urbanos podiam ser destruídos, exigindo obras de reconstrução e/ou aperfeiçoamento, nem sempre fáceis de custear.
“Call for papers” até 30 de Abril
Neste momento está a decorrer até dia 30 de Abril o prazo de apresentação propostas de sessões e/ou de comunicação por parte de investigadores de qualquer área científica (História, a Arqueologia, a História da Arte, a Literatura, o Direito, entre outras), que se interessem pelo tema no período medieval no âmbito dos seguintes painéis temáticos: a construção corrente, habitação de prestígio, edifícios militares, edifícios religiosos, edifícios de abastecimento e equipamentos urbanos, financiamento da construção e reconstrução, técnicas construtivas, abastecimento de matérias-primas de construção, reaproveitamento de materiais de construção, regulamentação da construção, os rostos da construção: assalariados, mesteres e outros, destruição e reconstrução em períodos de “crise”., arqueologia da arquitetura e a construção e reconstrução no espaço urbano: representações na literatura e na arte.
Está ainda previsto um painel concreto sobre “a construção e reconstrução em Castelo de Vide durante a Idade Média”. © NCV

Sem comentários: