10 de abril de 2022

Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede reuniu em Valência de Alcântara

Fotos © D.R./NCV
Fotos © D.R./NCV
A Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede reuniu na quinta-feira passada no Camping Águas Claras, em Valência de Alcântara, onde “analisou estratégias de cooperação e de financiamento para o futuro”.
Segundo informação divulgada pelo seu presidente António Pita, foi “uma longa mas produtiva reunião” da Comissão de Cogestão do Parque, porque “juntar à mesa todas estas instituições para encontrarmos soluções para o nosso Parque Natural é o caminho a seguir!”.
Definição de uma estratégia para o território
Segundo o também Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, para além dos membros da Comissão estiveram presentes autarcas dos outros concelhos da área geográfica coberta pelo Parque (Portalegre, Arronches e Marvão) que ouviram o Diretor da Entidade Regional de Turismo, José Santos, cuja intervenção foi esclarecedora e muito útil para a definição de uma estratégia para o território do nosso Parque.
“Sinal de cooperação transfronteiriça”
Alberto Guapo Pires, Alcalde de Valência e presidente da Mancomunidad da Sierra de São Pedro esteve presente juntamente com o empresário gerente Eugénio Rodriguez proporcionando uma “simpática receção a esta robusta delegação portuguesa que quis dar este sinal de cooperação transfronteiriça”. 
Associação de Municípios da Serra de São Mamede
Os assuntos da ordem de trabalhos, segundo a vereadora de Marvão, Paula Trindade, incluíram um ponto de situação da Associação de Municípios da Serra de São Mamede, a análise e decisão dos contributos enviados para a Comissão de Cogestão para a realização do vídeo promocional, alusivo ao Parque Natural da Serra de São Mamede, no âmbito do projeto RAMSAT - Revitalização de áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável, e a reflexão e discussão sobre eventuais projetos a desenvolver no âmbito da Associação de Municípios da Serra de São Mamede, quer a nível nacional, quer ao nível da cooperação transfronteiriça. Nesta sessão, foi ainda abordada a execução de outros projetos de cooperação transfronteiriça. © NCV

Sem comentários: