18 de abril de 2022

Dia do Município 2022: homenagens a Nuno Teotónio Pereira, Mateus Roque e Mário Ruivo, inauguração do Baluarte da Memória e Festa da Senhora da Luz

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Castelo de Vide celebra hoje o Dia do Município, que se assinala sempre na Segunda-feira de Páscoa (este ano dia 18 de Abril). Por essa razão é também feriado municipal.
Verdadeiramente, por iniciativa da Câmara Municipal, esta é a primeira vez em muitos anos que o  Dia do Município no concelho é assnalado com um programa próprio e estruturado. Durante anos o dia centrava-se essencialmente na Festa de Nossa Senhora da Luz mas ganhou progressivamente foros de autonomia e uma importância maior na comunidade, aspeto sempre muito defendido e reivindicado quase em exclusivo pelas forças políticas reunidas na CDU (o PCP e o PEV).
“Nuno Teotónio Pereira – Influência no Urbanismo em Castelo de Vide”
Clicar para ampliar.
Este ano as celebrações começam pelas 10 horas com a inauguração no edifício dos Paços do Concelho da Exposição “Nuno Teotónio Pereira – Influência no Urbanismo em Castelo de Vide”. Esta exposição é comissariada pelo arquiteto Luís Pedro Cruz, também autor de desenhos e textos, com grafismo de António Martins e pesquisa de Afonso Adam.
Distinções honoríficas: Nuno Teotónio Pereira, Mateus Roque e Mário Ruivo
Segue-se pelas 19:45 horas no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira uma sessão solene de atribuição de “distinções honoríficas”, nomeadamente a título póstumo ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira, como já foi tornado público, e a Mateus António Maniés Roque e Mário Ruivo (ver notícia AQUI). 
Pendente está a atribução de distinção idêntica a Fernando Salgueiro Maia conforme proposta pelos vereadores do PS no Executivo Municipal.
Baluarte da Memória com esculturas de António Mira
Da parta da tarde, pelas 16:30 horas, será a vez da inauguração do Baluarte da Memória no Curral de Santiago, onde pelas 21:15 horas está previsto um concerto inaugural com a “Estação#60” do Guitolão Trio (ver mais informação AQUI).
O projeto deste Baluarte da Memória inclui um pequeno auditório e seis (6) elementos escultóricos que são obras da autoria do escultor António Mira, residente em Castelo de Vide e também autor da Pedra da Memória, que se encontra na Praça D. Pedro V.
Tal como já fez relativamente à Pedra da Memória e ao próprio projeto para o local, o escultor ofereceu estas obras ao Município de Castelo de Vide, cabendo à Câmara Municipal apenas arcar com os custos técnicos e de produção das mesmas. As obras de implementação do projeto foram financiadas através de uma candidatura.
Clicar na imagem para ampliar.
Festa de Nossa Senhora da Luz
Completa o Dia do Município a tradicional Festa de Nossa Senhora da Luz que não consta deste cartaz específico, mas integra não só o programa religioso (ver AQUI) como o programa municipal unificado da Páscoa, Dia do Município e 25 de Abril (ver AQUI).
As festividades este ano resumem-se apenas ao programa religioso, com missa pelas 12 horas e procissão às 18 horas. © NCV

Sem comentários: