25 de abril de 2022

Livro “Salgueiro Maia Um Nome da Liberdade” de António de Sousa Duarte apresentado esta tarde no Museu de Póvoa e Meadas

Clicar na imagem para ampliar.
O livro “Salgueiro Maia Um Nome da Liberdade” da autoria de António de Sousa Duarte, editado pela âncora Edições, será apresentado esta tarde, pelas 16 horas, no Museu de Póvoa e Meadas.
António de Sousa Duarte é também o autor de "Salgueiro Maia – Fotobiografia" dado à estampa pela mesma editora.
A obra, que já vai na sua 13ª edição, inspirou o filme “Salgueiro Maia – O implicado” exibido este Domingo em 2 sessões no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira em Castelo de Vide.
A iniciativa tem lugar no quadro do programa das comemorações da Revolução dos Cravos em Castelo de Vide, terra natal do Capitão de Abril.
Sobre o livro
«Salgueiro Maia foi, na modéstia e isenção do seu comportamento e na honradez do seu carácter, uma referência. Compreendeu como poucos o papel que deve caber aos militares numa sociedade democrática.» Estas palavras de Mário Soares levantam-nos o véu sobre a força de espírito que o mais famoso Capitão de Abril detinha, e pela qual é reconhecido, mas um homem não se constrói num único momento. É fruto de um percurso vivencial, de uma vida de aprendizagem, que molda o espírito humano e o leva a actos considerados, pela sociedade, de grande valor. Aqui se procura encontrar o percurso de vida de Salgueiro Maia, um homem de grande valor. Conhecendo o seu passado, melhor se pode compreender o homem e a sua circunstância.
Quem é António de Sousa Duarte?
António de Sousa Duarte
António de Sousa Duarte nasceu em Vendas Novas, Évora. Jornalista durante cerca de duas décadas, desempenhou cargos de chefia e direção em diversos meios de comunicação social e foi o primeiro correspondente da Agência Lusa na Guerra da ex-Jugoslávia.
Entre outras obras, é o autor português com mais biografias publicadas: além de Mário Coelho, retratou em exclusivo Salgueiro Maia, D. Manuel Martins, António Aleixo, Luiz Godinho Lopes e o cineasta ítalo-americano Frank Capra.
Foi docente dos ensinos Secundário e Universitário nas áreas do Jornalismo, Assessoria Mediática e Relações Públicas. Estudou Direito e doutorou-se em Ciência Política.
Foi diretor de comunicação do Sporting Clube de Portugal. Como empresário, fundou uma agência de comunicação e ajudou a fundar outras empresas dos sectores da comunicação e da restauração.
É investigador, autor e parceiro na produção de diversos projetos cinematográficos e um amante das corridas de toiros. © NCV

Sem comentários: