23 de abril de 2022

Na “Última Curva do Caminho” com Manuel Jorge Marmelo no Dia Mundial do Livro ...

O Grupo de Amigos de Castelo de Vide, sempre presente na vida quotidiana da comunidade, celebra o Dia Mundial do Livro, no quadro do 30º aniversário da associação, com uma renovada sugestão de leitura da “Última Curva do Caminho”, de Manuel Jorge Marmelo, apresentado este mês de Abril, em Castelo de Vide, terra de seus avós...
Localmente, o livro ainda se encontra disponível na Papelaria Santa Filomena ou na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho com o preço de venda de 16,60 euros.
A produção editorial do Grupo de Amigos de Castelo de Vide
Ao longo dos seus 30 anos de existência, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide tem desenvolvido abundante atividade editorial. Para além do jornal “Notícias de Castelo de Vide”, atualmente em edição digital diária com grande acolhimento, é ampla a produção de livros sobre Castelo de Vide e de autores ligados a Castelo de Vide.
Entre as mais recentes destacam-se a reedição de “No Alto Alentejo – Crónicas e Narrativas”, de João António Gordo, a edição das “efemérides de Castelo de Vide, da autoria de Diogo Salema Cordeiro, e de “A Vide e o seu Castelo” de Ruy Ventura, do “Teatro” de Adolfo Bugalho, e da obra “Garcia d’Orta – de Castelo de Vide para o Mundo”, de Luísa Ducla Soares, com edições em português e em inglês.
Apoio ativo à edição de várias obras
Acresce o apoio ativo à edição de obras como a edição fac simile da obra “Colóquios dos Simples” desenvolvida no âmbito do projeto “Entre Diálogos” sob a responsabilidade e em articulação com a Biblioteca Nacional de Portugal, os “Diálogos com os Colóquios”, de João Alves Dias, que a complementam, o livro “Judeus de Castelo de Vide”, de autoria de Luís Projecto Calhau e mais recentemente a edição do livro “Portugal e os Judeus” da autoria do Professor Jorge Martins.
Dia Mundial do Livro (e do Direito de Autor)
O Dia Mundial do Livro é celebrado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.
O cartaz deste ano é da autoria da ilustradora alentejana Susa Monteiro que nasceu em 1979 em Beja onde vive. © NCV
Cartaz © Susa Monteiro/NCV

Sem comentários: