As populações das Freguesias de Montalvão (Nisa) e de Póvoa e Meadas (Castelo de Vide) voltam este ano a juntar-se este Domingo na tradicional romaria de S. Silvestre que a pandemia impediu nos anos recentes. E o tempo parece ajudar já que as mais recentes previsões do IPMA preveem céu parcialmente nublado mas com ausência de precipitação e uma temperatura máxima de 16ºC.
A romaria surge com algumas inovações. Às duas Juntas de Freguesia juntaram-se na organização a Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas e o Centro de Marcha e Corrida de Montalvão.
Os romeiros juntam-se em Montalvão (pelas 10 horas junto ao Mercado) a partir de onde será efetuado o percurso pedestre, com animação musical, para a ermida de S. Silvestre. Os caminheiros de Póvoa e Meadas viajarão em autocarro municipal para Montalvão às 9:30 horas.
Foi entretanto já estabelecido que no próximo ano o percurso pedestre conjunto será efetuado a partir de Póvoa e Meadas.
No espaço da Ermida espera-os um porco assado e a atuação da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas. Aliás, esta associação povoense mantém também a sua habitual caminhada diretamente da aldeia até "ao Santo".
A Ermida de S. Silvestre
Situada no termo de Montalvão, a Ermida de S. Silvestre fica perto (cerca de 2,5 kms) de Póvoa e Meadas. A edificação atual foi mandada reconstruir, com autorização da Diocese, por Eduardo Fragoso, proprietário agrícola natural de Póvoa e Meadas e dono do Vale de São Silvestre. Na altura foram acrescentados uma sacristia e um alpendre. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário