Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Castelo de Vide foi o último dos 9 concelhos que aderiram ao Alto Alentejo Art and Walking Festival 2022, no âmbito do qual vai decorrer uma caminhada urbana “de fonte em fonte até à Casa da Cidadania Salgueiro Maia” na manhã deste sábado dia 14 de Maio (10 horas).
A caminhada programada constitui um percurso circular em meio urbano na distância de 7 quilómetros, de dificuldade baixa e com a duração aproximada de 4 horas. O ponto de encontro é no posto de turismo pelas 10 horas da manhã.
Caminhada “paralela” à dos Jogos do Alto Alentejo
A iniciativa tem início apenas uma hora depois de outra caminhada entre Castelo de Vide e Póvoa e Meadas que consta do programa dos Jogos do Alto Alentejo deste ano (ver notícia AQUI).
São 9 os concelhos norte alentejanos que aderiram a esta iniciativa que tem lugar entre os dias 6 e 15 de Maio.
O Festival engloba um conjunto de eventos ligado aos passeios pedestres e caminhadas, tendo como temática dominante os recursos de artes, cultura e património do Alto Alentejo, sendo a conjugação de turismo de natureza e arte algo inédito que pode ser bem usufruída ao longo destes dias.
Castelo de Vide fora das “fam-trips” e das “press-trips”
As caminhadas do festival estão previstas para os municípios do Alto Alentejo que se associaram ao evento. Além das caminhadas que decorrem nos dois sábados e Domingos, o evento conta com um conjunto de diversas outras atividades paralelas que se apresentam no programa (ver AQUI).
Promovidas pela Turismo do Alentejo - Agência Regional de Promoção Externa, serão realizadas “fam-trips” com operadores turísticos internacionais e “press-trips” com jornalistas especializados, cujos programas no entanto não incluem o concelho de Castelo de Vide, de acordo com o programa publicado.
“De fonte em fonte até à Casa da Cidadania Salgueiro Maia”
O numeroso conjunto das fontes de Castelo de Vide e da sua envolvente evidencia a riqueza em recursos hídricos desta localidade. O percurso proposto “segue de fonte em fonte, observando exemplares mais monumentais e de maior lavor artístico - em que se destaca a Fonte da Vila, ex-libris de Castelo de Vide -, e outras de índole mais vernacular”.
“Seguindo por veredas estreitas e muradas e por uma calçada medieval, entramos no núcleo mais antigo da vila pela Porta de São Pedro e, tomando a direção da Torre de Menagem do Castelo, visitamos a Casa da Cidadania Salgueiro Maia”, refere o resumo da caminhada proposta. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário