Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
As celebrações do Dia Nacional do Folclore Português realizam-se no tarde de Domingo dia 29 de Maio no auditório da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca - Tomar.
Esta trajetória de vida da Federação do Folclore Português foi sinalizada por várias dimensões da esfera cultural que, assumidamente, fizeram a diferença no quadro da representatividade dos grupos etnográficos portugueses. Atualmente, com já mais de 700 associados e uma estrutura de perto de duas centenas de conselheiros técnicos dispersos por todo o território nacional e pela diáspora, a Federação do Folclore Português tem vindo, por um lado, a apostar na formação técnica e, por outro lado, a promover a consciencialização dos agentes culturais para a imperatividade de salvaguardar e dignificar a cultura popular de matriz tradicional o mais responsavelmente possível.
Reconstituição de uma Romaria de 1900
Durante o dia, numa organização do Conselho Técnico Regional do Alto Ribatejo, acontecerá a “Reconstituição de uma Romaria de 1900”, onde vários aspetos desta temática serão fielmente retratados e vivenciados por todos os presentes.
A sessão solene contará com a presença de diversas entidades da esfera cultural e política e irá distinguir com o colar de Mérito Cultural nove folcloristas pelos altos serviços prestados à Cultura Tradicional e Popular Portuguesa.
Apenas 5 grupos no distrito de Portalegre
No conjunto do distrito de Portalegre existem apenas 5 grupos associados a esta Federação. São eles o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, os Ranchos Folclóricos dos Fortios, de Avis, de Montargil e da Casa do povo de Ponte de Sôr. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário