Clicar na imagem para ampliar. |
Da parte dos organizadores há a intenção de, na semana anterior a este Encontro Nacional de Urban Sketchers se realizar um conjunto de atividades explorando um primeiro tema, ainda não decidido.
Desenho como forma de afirmação do território
O evento será o primeiro passo de um projeto, ainda em esboço, assente em eventos anuais focados no "desenho como forma de afirmação de um território", que futuramente poderá incluir entidades culturais e universitárias nacionais e espanholas.
“De modo a que a população do Concelho se reveja nesses eventos, o ponto de partida será sempre a identidade local, recorrendo às suas várias vertentes para expor um percurso que nos confrontará com realidades atuais da expressão artística e cultural, estabelecendo-se inclusivamente pontes com outras regiões, onde também poderão acontecer atividades com o envolvimento dos participantes locais”.
Inventariados temas a desenvolver
Para já, põe-se a hipótese de se desenvolverem alguns destes temas como o mundo rural (etnografia, hábitos e costumes), a religião (a Páscoa em Castelo de Vide, igrejas, etc.), a Judiaria (revisitação do espaço - matriz urbana e casa), a água (antigo balneário das termas, fontes, ribeiros, barragem), a Muralha (Cintura defensiva e forma urbana), materiais tradicionais (muros de pedra seca e sistemas construtivos), e a arqueologia (megalitismo e arqueologia urbana).
Outros temas possíveis de explorar neste projeto mais vasto são as especificidades do Parque Natural da Serra de São Mamede, o teatro/cenografia, os artistas locais (Castelo de Vide como inspiração artística ao longo dos tempos), o desenho no cinema e Castelo de Vide e a educação e a expressão artística, incluindo o envolvimento de pessoas com limitações físicas (por exemplo invisuais). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário