30 de maio de 2022

Festival Terras sem Sombra: visitas guiadas à exposição sobre Nuno Teotónio Pereira e ao Baluarte da Memória

Fotos © D.R./NCV
A passagem do festival Terras sem Sombra este fim-de-semana por Castelo de Vide deu lugar a duas visitas guiadas na área do património e da cultura.
O arquiteto Luís Pedro Cruz conduziu a visita à exposição "Nuno Teotónio Pereira: Influência no urbanismo em Castelo de Vide", comissariada por ele próprio, e o escultor António Mira dirigiu a visita ao recém requalificado Baluarte da Memória com uma explicação sobre o conjunto de peças escultóricas que deram nova vida a este espaço.
Revisitação ao trabalho do arquiteto na Vila
A exposição em mostra nos Paços do Concelho de Castelo de Vide, revisitação ao trabalho na vila alentejana do arquiteto Nuno Teotónio Pereira, deu mote a duas horas de reconstituição da memória do trabalho ali desenvolvido, a partir dos anos de 1980, por aquela figura destacada do urbanismo português.
Momento para recordar os cem anos sobre o nascimento de Teotónio Pereira, numa visita guiada pelo arquiteto Luís Pedro Cruz. Atividade acompanhada pelo presidente da câmara de Castelo de Vide, António Pita, que elogiou o pensamento que Nuno Teotónio Pereira deixou na localidade, assim como todo um legado de trabalho arquitetónico que se mantém no presente. Na ocasião, José António Falcão, diretor-geral do Festival Terras sem Sombra, recordou a visão humanista de Teotónio Pereira, “um homem dotado de grande sensibilidade social”. Por seu turno, Carolino Tapadejo, antigo presidente do município, recordou o convite que endereçou a Teotónio Pereira para pensar a arquitetura local.
Mostra com duas partes
Recorde-se que a mostra centra-se, numa primeira parte, em várias ações coletivas em que Nuno Teotónio Pereira se envolveu, entre elas o Movimento de Renovação da Arte Religiosa ou o Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa. A segunda parte da mostra apoia-se no planeamento urbano do concelho desenvolvido por Teotónio Pereira e as suas repercussões. Castelo de Vide preserva uma imagem de vila planeada, não obstante a modernização. Um facto devedor do trabalho do arquiteto que foi capaz de planear do sítio para o sítio. © NCV
Fotos © D.R./NCV

Sem comentários: