6 de maio de 2022

Marvão e Valencia de Alcántara revivem este sábado o Percurso do Contrabando do Café

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Após dois anos de interregno, provocados pela pandemia, os trilhos que outrora marcaram o Percurso do Contrabando do Café (Ruta del Contrabando del Café) voltam a ser explorados este sábado, dia 7 de Maio, em homenagem aos antigos contrabandistas e a uma atividade que durante largos anos caraterizou o modo de vida da raia luso-espanhola.
Nove quilómetros pelos velhos trilhos
Este ano, a caminhada promovida pelo Município de Marvão, com o apoio do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, tem um traçado um pouco diferente do habitual (cerca de 9 kms de extensão total, com grau de dificuldade média e desnível acumulado de 255 metros), mas continua a passar pelos velhos trilhos do contrabando e por localidades historicamente ligadas a esta temática, como Galegos, La Fontañera e Pitaranha.
Migas de pão com carne de porco frita e “café do contrabandista”
O ponto de encontro é o Largo da Igreja de Galegos e a partida está marcada para as 9 horas. Mas antes disso, os participantes poderão provar as típicas migas de pão com carne de porco frita, acompanhadas de “café do contrabandista”.
As inscrições são gratuitas e incluem seguro, pequeno-almoço e reforço alimentar (abastecimentos aos quilómetros 3,5, 5 e 7.
“Zona de extraordinária beleza natural e paisagística”
“Os trilhos sinuosos da raia, outrora percorridos pelos contrabandistas na calada da noite, de forma a escapar às patrulhas de guardas-fiscais e “carabineros” que controlavam a fronteira entre os dois países, voltam a ser percorridos para se dar a conhecer uma zona de extraordinária beleza natural e paisagística”, refere uma nota da Câmara Municipal de Marvão.
A 7 de Maio esta caminhada “volta também a relembrar histórias e memórias que se perpetuaram no tempo e na cultura do povo raiano, para quem o contrabando desempenhou um papel fundamental para a sua sobrevivência, nos difíceis tempos das ditaduras portuguesa e espanhola”. © NCV

Sem comentários: