11 de maio de 2022

Norte alentejano em risco muito elevado de incêndio florestal pelo menos ate sábado

Clicar na imagem para ampliar.
O Norte alentejano está em risco muito elevado de incêndio florestal pelo menos ate sábado, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para os próximos dias, a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época (entre 25 e 35 graus) e valores baixos da humidade relativa do ar.
Comportamentos e atividades proibidas
A Proteção civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, nestes dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é proibido:
  • fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informação junto da Câmara Municipal ou através do 808 200 520.
  • fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informação junto da Câmara Municipal ou através do 808 200 520.
  • utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
  • fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.
  • usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
Medidas de prevenção e precaução
Assim, em função destas condições meteorológicas, a ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período. © NCV

Sem comentários: