8 de maio de 2022

Photografias - Castelo de Vide de ontem e hoje:
Meio Baluarte do Corral (construído no séc. XVII) fronteiro à Igreja de Santiago Maior

Clicar na imagem para ampliar.
Fotografia correspondente ao Meio Baluarte do Corral (construído no séc.XVII), fronteiro à Igreja de Santiago Maior. Provavelmente o muro separador deste espaço e a Estrada de Circunvalação é anterior à data indicada tendo em conta que era necessário compensar o desnível existente entre a Igreja e a atual Rua Luís de Camões. Como se sabe, Castelo de Vide deixa de ser considerada Praça de Guerra em 1823 e decorridos poucos anos “o Conselho da Fazenda manda aforar os fossos das muralhas” o que significou que quase todos os Baluartes e Meio-Baluartes de Castelo de Vide passassem para as mãos de particulares.
Este espaço e a atual “Casa do Padre”, localizada na Carreira de São Tiago, foram doadas - em finais do séc. XIX -, por benemérito, à Paróquia de Castelo de Vide, conforme indicação do Senhor Cónego Tarcísio, no transato dia 18 do corrente mês.
Durante mais de uma centena de anos este local esteve “escondido” da população. No entanto, conforme se aprecia pela fotografia, teve uso continuado como horta, com as devidas infraestruturas para rega, árvores de fruto, oliveiras e parreiras assim como, mais recentemente, com serventia de garagem e arrumações da Junta de Freguesia de Santiago Maior. Neste ano, foi alvo de um projecto de valorização arquitetónica e artística (designada de Baluarte da Memória) que, entre outras valências, permite a visita e fruição de um local extraordinário pelo enquadramento paisagístico. A Freguesia de Santiago Maior reforça a sua oferta turística e patrimonial e a fortaleza de Castelo de Vide, com estes contributos, aumenta na importância - que lhe é devida - no âmbito das fortalezas abaluartadas da raia.
Local: Meio Baluarte do Corral - Castelo de Vide
Autor/Fotografia: Bica Penhasco (Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide).
Data: 2009.
Arquivo/Inventário: Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide (Arquivo digital).

Sem comentários: