20 de maio de 2022

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo: tomada de posse dos novos dirigentes da Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad

Fotos © NCV
Clicar na imagem para ampliar.
Os novos órgãos sociais da Associação Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad eleitos no passado dia 3 de Maio para o mandato até 2024 tomaram posse na tarde desta quinta-feira em Lisboa. A cerimónia foi apadrinhada pelo embaixador de Israel em Portugal, Don Shapira, e teve lugar na Casa do Alentejo integrada na semana de Castelo de Vide em Lisboa que ali está a decorrer esta semana.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide, representada por António Pita, assumiu a liderança da organização como presidente da Direção, e tem como vice-presidentes os Municípios de Bragança e Torres Vedras, sendo vogais as Câmaras Municipais de Leiria e de Penamacor.
Castelo de Vide sucede assim a Belmonte onde, no entanto, se mantém a sede social por razões de natureza estatutária porquanto está ao serviço da comunidade judaica local.
Belmonte, Covilhã e Moncorvo na Assembleia Geral
Na Assembleia Geral preside a Câmara Municipal de Belmonte, com a da Covilhã como vice-presidente, e sendo Secretária a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo.
Sabugal, Comunidade Judaica de Belmonte e Elvas no Conselho Fiscal
Ao Conselho Fiscal preside a Câmara Municipal do Sabugal, com a Comunidade Judaica de Belmonte como vice-presidente e a Câmara Municipal de Elvas como vogal.
Rede constituída em Março de 2011
Castelo de Vide esteve envolvido desde a primeira hora na criação da Associação Rede de Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, a qual foi constituída em Março 2011 com vista a promover, valorizar, defender e divulgar a herança judaica nacional, assumindo especial interesse a vertente turística que esse património encerra nos mercados internacionais.
Associação com carácter público mas de direito privado
A Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad é uma associação com carácter público mas de direito privado e que tem por fim uma atuação conjunta, na defesa do património urbanístico, arquitetónico, ambiental, histórico e cultural, relacionado com a herança judaica, e que pretende conjugar a valorização histórica e patrimonial com a promoção turística, ação que ajudará igualmente a descobrir uma forte componente da identidade portuguesa e peninsular. © NCV

Sem comentários: