20 de maio de 2022

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo:
anunciada a criação da Associação dos Municípios da Serra de S. Mamede no próximo dia 26 de Maio
- Volta a Portugal 2022 começa pelo Alentejo

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.
Vai ser formalmente constituída no próximo dia 26 de Maio (5ª feira) a Associação dos Municípios da Serra de S. Mamede, segundo anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide durante os trabalhos da Semana de Castelo de Vide que está a decorrer na Casa do Alentejo em Lisboa.
Como a designação desde logo indica, participam o Municípios de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre numa iniciativa que tem vindo a ser pensada e preparada há vários anos destinada a promover e valorizar o território dos 4 concelhos através da integração de projetos numa estratégia concertada.
Recorda-se que os quatro Municípios já integram a recente Comissão de Cogestão do Parque Natural da serra de S. Mamede, a que preside o Município de Castelo de Vide.
“Castelo de Vide e a Serra de S. Mamede”
O turismo na natureza, o desporto-aventura, o “walking” (caminhadas) e o “cycling” (ciclismo e ciclo-turismo) e o projeto da marca “Altamente Alentejo” estiveram em destaque nesta quarta-feira durante a Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo em Lisboa.
Foi durante uma mesa redonda na Biblioteca daquela associação alentejana na capital que algumas dezenas de pessoas se reuniram numa mesa redonda sobre o destino turístico “Castelo de Vide e a Serra de S. Mamede” naquelas e noutras valências.
Participaram representantes da Associação de Promoção Turística do Alentejo, da federação Portuguesa de Ciclismo, do Inatel, da Câmara Municipal de Marvão, do Clube Os Maiatos do Castelo de Vide Cup e do ICNF.
Volta a Portugal em Bicicleta começa pelo Alentejo
O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo teve oportunidade de anunciar que a 83ª Volta a Portugal em Bicicleta que se realiza de 4 a 15 de Agosto, passa pelo Alentejo com uma primeira etapa que liga Vila Franca de Xira a Elvas e uma segunda tirada entre Badajoz e Castelo Banco com passagem por Campo Maior, Arronches, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa e Vila Velha de Ródão.
Naquele que o programa consagrava como o “Dia do Sarapatel” os participantes e convidados tiveram oportunidade de degustar o caraterístico prato da ementa identitária local, embora não se tenha realizado a prevista sessão sobre “Como fazer o sarapatel de Castelo de Vide”. © NCV

Sem comentários: