5 de junho de 2022

Apresentados os trabalhos de manutenção da fronteira luso-espanhola entre Marvão e Valência de Alcântara

Fotos © CMM/NCV
Realizou-se esta semana no Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional (CITTI), na antiga fronteira de Galegos, a apresentação dos trabalhos de manutenção da fronteira luso-espanhola, que estão em curso entre Marvão e Valencia de Alcántara, com a presença do Comandante do Exército Português, General José Nunes da Fonseca, e do Tenente General do Exército Espanhol, Amador Enseñat y Berea.
Uma iniciativa que contou ainda com a presença do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, do alcalde de Valencia de Alcántara, Alberto Piris Guapo, e da presidente da Freguesia de Santa Maria de Marvão, Sandra Paz.
Esta é a 65ª campanha de verificação e manutenção dos marcos de fronteira luso-espanhola, realizada com o objetivo de atualizar a base de dados dos marcos de fronteira, fiscalizar o seu correto posicionamento e, em caso de necessidade, efetuar a sua manutenção, construção, reconstrução ou reposicionamento.
O processo de manutenção dos marcos decorre de obrigação prevista no Tratado de Limites que define a fronteira entre Portugal e Espanha, assinado a 29 de setembro de 1864, e conta com o apoio das Comissões Internacionais de Limites dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países.
No final desta apresentação, efetuada pela equipa conjunta dos exércitos português e espanhol, foi efetuada uma visita aos trabalhos da Comissão Internacional de Limites, na fronteira entre Marvão e Valencia de Alcántara. © NCV

Sem comentários: