29 de junho de 2022

Luís Pedro Cruz: Castelo de Vide passou a integrar a rota dos eventos dos Urban Sketchers

Fotos © UsP/NCV
Durante o passado fim de semana teve lugar o Encontro Nacional de Urban Sketchers (USkPortugal) em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas, que contou com a presença de cerca de 70 desenhadores de rua que utilizam como suporte de trabalho cadernos gráficos (neste caso, cadernos de fole).
O grupo envolveu sketchers associados aos diferentes grupos de Usk existentes de norte a sul do país, incluindo alguns brasileiros, argentinos e oriundos da África do Sul, residentes e Portugal.
Evento focado no Parque Natural em 2023 ?
Para o entusiasta e organizador arquiteto Luís Pedro Cruz, “o evento correu bem, teve a total adesão dos participantes, e há vontade de continuar este trabalho, tendo os USkP posto a hipótese de, no próximo ano, o evento se focar na área do Parque Natural da Serra de São Mamede, o que terá de ser debatido com a Câmara Municipal e com a Associação “Propósito Inadiável” de cujo envolvimento dependeu o sucesso da realização do evento”.
“Estamos todos de parabéns, e quanto ao futuro destes eventos é crucial o envolvimento da região, nomeadamente das escolas, o que, este ano, embora se tenha tentado, não aconteceu”.
“Uma nova forma de apropriação da rua”
“De qualquer forma a parceria tem condições para se efetivar, avançando-se para outras iniciativas, e o primeiro passo foi dado, com este evento começámos a habituar-nos a uma nova forma de apropriação da rua e de descoberta do lugar e das suas gentes e, sobretudo, o concelho de Castelo de Vide passou a integrar a rota destes eventos”.
Muito ficou por desenhar por falta de tempo...
Segundo adiantou ao NCV o organizador desta iniciativa, o arquiteto Luís Pedro Cruz, “nesta atividade estiveram presentes dos mais jovens aos mais velhos, o que prova que o desenho cobre todas as idades. Rapidamente, todos os recantos, em cada um dos lugares, foram invadidos pelos participantes distribuídos por pequenos grupos de trabalho ou sozinhos que, com grande entusiasmo se dedicaram ao trabalho rendendo-se aos encantos da região, chegando a lamentar não haver mais tempo, ficando assim por desenhar muito do que, nos seus percursos, foram descobrindo e que os atraiu”.
Para já, há muitos cadernos que ficaram cá e, durante as próximas semanas, os restantes autores digitalizarão os desenhos e enviar-nos-ão para serem expostos no Festival da Água e do Tempo – Clepsidra, confirma o entusiasmado promotor da vinda dos Urban Sketchers. © NCV
Manifesto USk
1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando diretamente o que observamos.
2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.
3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.
4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.
5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.
7. Partilhamos os nossos desenhos online.
8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

Sem comentários: