![]() |
| Fotos © CMCV/NCV |
Assumida “co-organização” com a Academia de Alcoitão
A mesma nota termina com um “profundo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Academia de Alcoitão, na pessoa de Fernando Madeira, na co-organização da iniciativa, acreditando sempre que o Norte Alentejano tem capacidade para a realização deste tipo de eventos que habitualmente só têm lugar nos grandes centros”.
Agradecimentos públicos
![]() |
| Clicar para ampliar. |
“Agradecemos também publicamente às câmaras municipais de Nisa e de Arronches que nesta última edição colaboraram positivamente no apoio logístico. Sendo o Castelo de Vide CUP um evento de uma grande escala pelo número de participantes e duração do evento muitas são as entidades, agentes e pessoas que contribuem para o sucesso do mesmo. A todos também expressamos publicamente o nosso agradecimento destacando o inexcedível papel dos trabalhadores municipais, dos empresários do setor da hotelaria, da GNR, dos Bombeiros Voluntários, da Associação Desportiva de Castelo de Vide, Conselho de Arbitragem e AFP, dos jovens voluntários e demais envolvidos”.
Provas de 2023 já têm datas e estão a ser promovidas
![]() | |
|
Entretanto, a organização do Castelo de Vide Cup já divulgou em meados de Junho as datas e os escalões das provas do próximo ano (2023) “para quem gosta de organizar as coisas com tempo” (ver notícia AQUI).
A 9ª edição do Castelo de Vide Cup – Torneio Internacional de Futebol de 7 terá lugar na Páscoa, de 1 a 6 de Abril, para os escalões sub-12 (2011), sub-11 (2012) e sub 10 (2013).
Por seu lado a 6ª edição do Castelo de Vide Cup – Torneio Internacional de Futebol de 11 (Summer 2023) está programado para 4 a 9 de Julho no que respeita ao escalão sub-15 (2008) e para os dias 11 a 16 de Julho para os escalões sub-14 (2009) e sub-13 (2010). © NCV


.jpg)

1 comentário:
Concordo com a lufada de ar fresco e dinamismo que trazem estes jovens, seja onde for. Já não posso concordar com episódios que se desenrolaram na rua principal de Castelo de Vide e em instalações onde os jovens pernoitavam.
Todos sabemos que um adolescente, em grupo, comporta-se de acordo com o grupo, quer ser reconhecido, aceite e, para isso, tem por vezes atitudes qye não teria individualmente.
Nem todos os pais acompanham estes jovens, obviamente, mas os que não estão presentes, confiam nos treinadores e nos monitores adultos( nem sempre!) que os acompanham; são todos desportistas e, no desporto, há regras e dusciplina!
Ora, assistiu-se a episódios como: passearem nos telhados das instalações, para irem de uns quartos para os outros! E, se algum caísse?
Certas equipas traziam, para além do equipamento desportivo, capuzes e objetos cortantes, para amedrontarem colegas de outras equipas! E, se algo corresse mal?
Finalmente, grupos de jovens, da 1a fase, na última noite da estadia em Castelo de Vide, embriagaram-se, valentemente, com várias bebidas à mistura e não se viu qualquer monitor a acomoanhar estes jovens na saída noturna! E, se algum se sentisse mal? E, se; e, se... onde esracam os monitores e de quem seria a responsabilidade.
Sou mãe de 4 filhos que já foram adolescentes e lidei, na minga vida profissional, com milhares de jovens; saí , em Portugal e para o estrangeiro com centenas. Todo o cuidado é pouco e quem acompanha jovens desta idade tem responsabilidade acrescida: não são seus filhos; foram-lhes confiados pelos pais.
Os jovens destas idades têm, evidentemente, que ter alguma autonomia mas com responsabilidade e, quem os acompanha tem de ter muita responsabilidade e menis autonomia.
Fica o alerta para os organizadores dis futuros Castelo de Vide Cups cujos protagonistas trazem com eles a alegria e a energia mas também os riscos e perigos, todos próprios da juventude.
Parabéns às equipas vencedoras e força para as outras! Perder e ganhar faz parte da Vida e ensina-nos a crescer!
Enviar um comentário