8 de julho de 2022

CCDR Alentejo recebeu em Évora os parceiros alentejanos do projeto Auroral

Foto © CCDR-A/NCV
Decorreu no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo uma reunião do Stakeholder Advisory Board no âmbito do projeto Auroral, organizada pela CCDR Alentejo.
Na reunião estiveram presentes diversos parceiros do Projeto, autarquias, empresas e outras entidades a quem a Vice-Presidente da CCDR Alentejo, responsável pelo Projeto Auroral e Piloto do Alentejo, deu as boas vindas aos presentes e falou sobre a importância para o Auroral e para a região deste encontro.
A equipa da CCDR Alentejo, apresentou o projeto, demonstrando a sua execução e desenvolvimento dos trabalhos desde o seu início em janeiro de 2021, até ao presente. Foram igualmente detalhadas as circunstâncias e momentos mais importantes e marcantes para o Piloto do Alentejo.
A newsletter do Auroral em português foi relembrada bem como a necessidade de os stakeholders privados efetuarem o consentimento para o seu recebimento de forma automática.
A Cimeira do Auroral, realizada em Évora em Maio, foi outro tema apresentado, dada a importância que teve, não apenas por ter reunido presencialmente pela primeira vez os parceiros do Auroral, por ter sido realizada em Évora, mas também pelo conjunto significativo de participantes, oradores e instituições governativas europeias e nacionais, além de experts do mundo digital, que reuniu.
A reunião presencial dos parceiros tecnológicos e dos representantes dos Pilotos em Viena, que se realizou dia 9 de Junho foi outro dos pontos abordados, visto ter sido o momento em que o Piloto do Alentejo tomou conhecimento das inovações tecnológicas que estão a ser desenvolvidas pelos parceiros tecnológicos.
O parceiro Irradiare, representado por Rui Pedro Henriques apresentou a arquitetura global do Auroral bem como na plataforma Auroral e ainda, o diagrama do que se pretende implementar na região do Alentejo nesta primeira fase.
Na fase de debate foram solicitadas descrições relativas às caraterísticas da Plataforma do Auroral e sobre os diversos serviços horizontais e verticais a implementar. Rui Pedro Henriques e Patrícia Gomes da Silva responsável pelo Auroral na CCDRA exemplificaram e demonstraram a sua utilidade, tendo sido referido que estes dados são decisivos para ajudar os decisores a tomarem as suas decisões e ações.
Foi assente que nas próximas semanas a equipa do Piloto do Alentejo deverá ser contactada pelos stakeholders no sentido de agilizarem deslocações aos diversos locais, com vista à definição e confirmação das colocações e ativações dos equipamentos e restante tecnologia a utilizar. © NCV

Sem comentários: