4 de julho de 2022

Concerto "Sons e Ciência" nos Paços do Concelho abre amanhã (19 horas) o Festival da Água e do Tempo

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.

Um concerto científico "Sons e Ciência" esta terça-feira, dia 5 de Julho, pelas 19 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Vide constitui a iniciativa de abertura e a única conhecida do Festival da Água e do Tempo.
Trata-se do segundo concerto "Sons e Ciência" em Castelo de Vide, tendo o primeiro ocorrido no mesmo local em 14 de Junho de 2021 que tem como mote “música e aprendizagem”. Nele participam os cientistas Wolfgang Mastnak, Manfred Hecking e Ana Zão e os músicos Silke Avenhaus e Ana Zão (piano), Christoph Poppen (violino) e Manfred Hecking (violoncelo).
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Maurice Ravel (1875-1937)
O concerto sobre aprendizagem centrar-se-á apenas em dois compositores, que viveram em períodos de tempo completamente diferentes e em países diferentes: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Maurice Ravel (1875-1937). As vidas destes compositores bem como as suas circunstâncias corporais - infeções bacterianas recorrentes no caso de Mozart, e uma forma não resolvida de doença cerebral no caso de Ravel - eram também muito diferentes umas das outras. No entanto, as respetivas obras compostas por ambos, Mozart e Ravel, trabalham incrivelmente bem em conjunto.
Cientificamente, o orador principal pretende cobrir os seguintes aspetos relacionados com a música e a aprendizagem (referindo-se sempre à música tocada): experiência estética e apreciação da beleza na educação musical, sendo a música uma construção do nosso cérebro e mente, os desafios da aprendizagem de um instrumento musical, funções promotoras da saúde da música e da música-saúde-educação e auto-experiência da aprendizagem da música.
Ave Verum Corpus KV 618 de Mozart
Musicalmente, para além de ser apresentada música de câmara de Mozart e Ravel, o concerto centra-se no Ave Verum Corpus KV 618, uma peça de música sagrada (um motet) que Mozart compôs no Verão de 1791. Esta peça será repetidamente ensinada ao público e apresentada em conjunto no final.
O concerto é uma co-produção da Academia Internacional de Marvão para a Música, Artes e Ciências e da “Sounds and Science” com o apoio das Câmaras Municípios de Castelo de Vide e de Marvão. © NCV
(Toda a informação sobre este "concerto científico" e os seus promotores pode ser encontrada AQUI)

Sem comentários: