20 de julho de 2022

Equipa da arqueologia da NOVA FCSH trabalha em estrutura de lagar no sítio da Tapada das Guaritas

Fotos © Nova-FCSH/NCV
Uma equipa da Arqueologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está de volta este ano ao sítio arqueológico alto-medieval da Tapada das Guaritas, em Castelo de Vide.
A equipa inclui alunos de licenciatura e mestrado em arqueologia da NOVA FCSH e os trabalhos desta campanha incidem sobre uma estrutura de lagar, previamente sondada em 2017, e pretendem obter dados para uma caracterização rigorosa do mecanismo de prensado, sistemas de armazenamento e dos macrorrestos vegetais conservados no interior.
Os trabalhos contam com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, no âmbito do PIPA VIDE, e da investigação em curso no projecto “Reshaping the countryside in the Early Middle Ages" (2020.01697.CEECIND), coordenados por investigadores do IEM – NOVA FCSH.
Recebidos por João Magusto, os alunos visitaram a sede da Secção de Arqueologia Municipal, onde levarão a cabo o tratamento do espólio resultante da escavação, bem como os principais trabalhos realizados a nível local. E na passada semana esta equipa da NOVA FCSH teve oportunidade de visitar o Centro Histórico, o castelo e a Casa da Cidadania Salgueiro Maia. © NCV
Fotos © Nova-FCSH/NCV

Sem comentários: