11 de julho de 2022

“Inovação no montado: do ADN à rolha” com técnicas do CEBAL no webinar do ICNF desta 3ª-feira

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O ciclo de “Webinars às terças” do ICNF prossegue na próxima terça-feira dia 12 de Julho subordinado ao tema “Inovação no montado: do ADN à rolha”. Como habitualmente a inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser efetuada AQUI.
A iniciativa conta com a participação de Ana Usié e Lilana Marum, amvbas do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo. A organização junta o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e ainda a Divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Alentejo.
Sequenciação do genoma do sobreiro
“O sobreiro é uma das principais espécies florestais do Mediterrâneo, e que desempenha um papel biológico e económico relevante em Portugal. Grandes desafios têm surgido no âmbito da sustentabilidade ecológica e económica desta espécie nos últimos tempos, desde o declínio do montado, à falta de matéria prima de qualidade para a indústria corticeira, entre outras. 
Os avanços tecnológicos na sequenciação de ADN de alto rendimento com a geração de um grande volume de dados, como é o caso da sequenciação do genoma do sobreiro, é um importante avanço para a resposta a algumas destas questões.
Projeto Genosuber liderado pelo CEBAL
Uma nova era da genómica do sobreiro teve início com o projeto Genosuber, liderado pelo CEBAL com a participação de um consórcio formado por várias instituições portuguesas, e que teve como objetivo sequenciar pela primeira vez o genoma da árvore nacional, o sobreiro, permitindo assim grandes avanços na investigação aplicada a sistemas biológicos e características fenotípicas relevantes tais como a qualidade da cortiça. 
Neste Webinar será apresentado o projeto Genosuber que teve como objetivo sequenciar pela primeira vez o genoma da árvore nacional, o sobreiro, permitindo assim grandes avanços na investigação aplicada a sistemas biológicos e características fenotípicas relevantes tais como a qualidade da cortiça”. © NCV

Sem comentários: