Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa. |
Os eventos contam com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, do Vice-Presidente da Liga dos Combatentes, Major General Fernando Aguda, e de uma força militar do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, para além de outras entidades religiosas, civis e militares.
A autarquia local cumpre assim “um ato de justiça e perpetuando o reconhecimento a todos os militares que, de forma histórica, mas de coração apertado, deixaram as suas famílias e partiram para o ultramar em defesa da nossa Pátria”.
Por isso, a Junta de Freguesia convida a população a associar-se “a este momento que evoca os soldados povoenses e, com eles todos, os portugueses que serviram Portugal ao longo dos 13 anos da guerra colonial”.
Memorial da autoria do escultor João Aires
Para além da cerimónia militar de inauguração de um memorial da autoria do escultor João Aires, o programa começa com a cerimónia do hastear das bandeiras na sede da Junta de Freguesia, a que se segue a assinatura de um protocolo de cedência de um “talhão dos combatentes” e uma romagem ao cemitério local.
Depois de um almoço dos ex-combatentes e suas famílias, o programa inclui ainda a inauguração de uma Mostra Fotográfica alusiva à Guerra do Ultramar, ao princípio da tarde no Museu de Póvoa e Meadas e termina com um “colóquio de antigos combatentes”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário