Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva |
A agenda da visita ainda estava ontem a ser ultimada entre a Câmara Municipal e o Gabinete de Pedro Adão e Silva, mas António Pita adiantou que o Ministro vai visitar a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e inteirar-se dos trabalhos previstos para uma segunda fase do projeto envolvendo os espaços das antiga cavalariças, uma área social e a necessidade de intervenções nas muralhas a financiar no quadro do Portugal 2030.
O membro do Governo será também sensibilizado pelo presidente da Câmara Municipal relativamente a património do Estado afeto ao Ministério das Finanças, nomeadamente os chamados Quartéis e o edifício da antiga cadeia, que o Município tem vindo a tentar recuperar para si a fim de lhes dar uma utilização concreta e poder garantir a sua reconstrução, aproveitamento e manutenção.
Protocolo com DRCultura e Rede de Museus
Por sugestão da vereadora Cecília Oliveira deverá ser incluída nas conversações o desbloquear da questão do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Direção Regional de Cultura do Alentejo sobre a partilha das múltiplas responsabilidades sobre a gestão concreta da Casa da Cidadania Salgueiro Maia integrada num edifício do estado que faz parte de um Monumento Nacional.
Este protocolo viabilizará também, segundo foi anunciado, o estabelecimento de condições de acesso pago a uma Rede Municipal de Museus a estruturar e à qual a Fundação Nossa Senhora da Esperança já mostrou interesse em juntar o seu Museu da Tiflologia e o Centro de Arte e Cultura.
Quem é Pedro Adão e Silva ?
Pedro Adão e Silva nasceu em Lisboa em 1974. É Licenciado em Sociologia (ISCTE-IUL), 1997, e Doutorado em ciências sociais e políticas pelo Instituto Universitário Europeu, Florença (2009). Foi professor auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL onde foi, também, diretor do programa de doutoramento em políticas públicas (até setembro de 2021).
Foi vice-presidente do IPPS-IUL (até Setembro de 2021) e é membro da direção do laboratório colaborativo CoLABOR, onde coordenou (até Setembro de 2021) a linha de investigação dedicada à “«proteção social”. Ainda no CoLABOR fez parte da equipa responsável pelo desenvolvimento da plataforma “DataLabor”.
Foi comissário executivo das comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, entre Junho de 2021 e 30 de Março de 2022.
Tem coordenado a edição de vários volumes de análise das políticas públicas em Portugal e publicado vários artigos sobre o tema, em particular nas áreas sociais, em revistas nacionais e internacionais. Em conjunto com Ricardo Paes Mamede coordenou o relatório “Estado da Nação e as Políticas Públicas - menos reformas, melhores políticas” (2019) e “Estado da Nação e as Políticas Publicas - valorizar as políticas públicas” (2020). É responsável, desde 2012, pela organização do Fórum das Políticas Públicas do ISCTE-IUL.
É membro do Conselho Geral da APREN - Associação de EnergiasRenováveis e do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Foi também, comentador e colunista em vários órgãos de comunicação social. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário