Foto © CIMAA/NCV |
A primeira missão da Brigada centrou-se na proteção de uma área florestal “ex libris” turístico da região de Manteigas, situada a mais de mil metro de altitude e povoada por faias e pseudotsugas. Na manhã do dia seguinte, a Brigada foi mobilizada para a localidade de Videmonte, freguesia do município da Guarda, onde as constantes reativações preocupavam os cerca de 1500 operacionais que estavam no terreno.
Com uma área ardida estimada em cerca de 25 mil hectares, este incêndio deflagrou originalmente na madrugada de 6 de agosto em Garrocho, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, alastrando aos concelhos de Manteigas, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, mantendo-se ativo até ao dia hoje devido aos múltiplos reacendimentos.
A Comunidade intermunicipal do Alto Alentejo conta atualmente com duas brigadas de sapadores florestais, constituídas por 6 viaturas ligeiras de combate a incêndios, devidamente equipadas para trabalhos de silvicultura preventiva e apoio ao combate, guarnecidas por 29 Sapadores Florestais e um Técnico. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário