21 de agosto de 2022

IPMA e Proteção Civil alertam para nova vaga de calor com risco máximo de incêndio rural

Clicar na imagem para ampliar.
O IPMA ampliou até esta segunda-feira dia 22 de Agosto o aviso amarelo para a região do Alto Alentejo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, que deverá situar-se nos 37ºC-38ºC descendo depois para 36ºC na próxima terça-feira e estabilizando entre os 31ªC e os 33ºC no resto da semana até Domingo dia 28 (ver quadro).
Por seu lado, as temperaturas mínimas oscilarão entre os 19ºC e os 24ºC até terça-feira (noites tropicais) e estabilizam nos dias seguintes entrre os 18ºC e os 20ºC. O vento soprará moderado a fraco do quadrante oeste durate todo este período.
Tempo quente e seco com tendência de agravamenrto
Mantêm-se assim as condições de tempo quente e seco, com tendência de agravamento nos próximos dias.
No que toca à humidade relativa do ar preveem-se valores inferiores a 30%, durante a tarde, em todo o território, com exceção do litoral, sendo inferiores a 20% no interior Centro e na região Sul (até próximo do litoral). Nas próximas noites, será expectável fraca recuperação na generalidade do território, persistindo a 30% em alguns locais a sul do sistema Montejunto-Estrela;
O vento – a predominar do quadrante oeste na região, será mais intenso (até 40 kms/hora) na faixa costeira e nas terras altas, com rajadas até 60 kms/hora.
Tendo em conta a vaga de calor que se fará sentir nos próximos dias, e o risco acrescido de incêndios, a Proteção Civil Municipal recomendou aos munícipes que nestes dias tomem todas as medidas preventivas para evitar o risco de incêndios no concelho que se mantém nno nível máximo nos próximos dias (ver quadro). © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: