Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
João Sequeira será o formador e artista convidado e serão aceites 8 a 12 participantes. Todas as informações sobre condições de alojamento e acomodações podem ser obtiadas e as inscrições efetuadas AQUI. Em alternativa os interessados podem contactar Joana Andrade através do telefone +351.939366843 ou do e-mail <andjoana@gmail.com>.
O programa desta residência artística começa com uma apresentação do autor que fará uma introdução à banda desenhada e à respetiva linguagem com um primeiro exercício prático na sexta-feira a partir das 19 horas.
O sábado será preenchido com um exercício prático de “elaboração de uma história pessoal, que envolva o local da residência, em banda desenhada”, que continua durante o Domingo até às 17 horas.
Os materiais fornecidos incluem folhas A4 e A3, réguas, lápis de grafite e borrachas, devendo os participantes trazer canetas de tinta preta com três espessuras diferentes e outros materiais que queiram usar (marcadores, canetas pincel, carvão, grafite aguarelável, sempre de cor preta).
Biografia do formador e artista convidado
João Sequeira. |
Em 2005, publica o álbum “Metamorfina” (texto de Miguel Mocho e edição Bedeteca de Lisboa); em 2012, “Psicose” (texto de Miguel Costa Ferreira e edição da El Pep); em 2014, “F(r)icções“ (texto de Nuno Duarte e edição da El Pep) e, em 2015, “Tormenta” (texto de André Oliveira e edição da Polvo Editora).
Em 2010, ganha o 1º prémio (escalão A+) no festival de BD da Amadora com a BD “República” e em 2011 o 1º prémio (escalão B) no festival Moura BD com a BD “Movimento perpétuo”, ambas com texto de Miguel Costa Ferreira.
Em 2016, conquista o Prémio Nacional de BD de “Melhor Desenho para Álbum Português” com “Tormenta” e o mesmo álbum garante-lhe uma nomeação para o Galardão de Excelência na Ilustração da Comic Con Portugal.
Em 2017 publica o Álbum “Lugar Maldito” (texto de André Oliveira e edição da Polvo Editora), nomeado para melhor álbum e melhor desenho no festival Comic Con e para melhor desenho e melhor argumento no festival Amadora BD.
Entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, ao abrigo de uma bolsa de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Fundação Calouste Gulbenkian, desenha, no local, todas as fortalezas medievais da fronteira portuguesa com base nos desenhos de Duarte d’Armas de 1508.
Em 2021 dedica-se exclusivamente à banda desenhada ao abrigo de uma bolsa de criação literária atribuída pela DGLAB.
É docente da cadeira de desenho, na ESTG-IPP em Portalegre desde novembro de 2018. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário