“No uso das minhas competências, determino decretar 2 dias de Luto Municipal pelo falecimento do ex-Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Joaquim Pinto Ferreira Canário, nos dias 23 e 24 de setembro, bem como a colocação da Bandeira do Município a meia haste, desde o dia do seu falecimento (23 de setembro) até à data das cerimónias fúnebres”, anunciou publicamente António Pita na tarde de ontem.
"Recordado pela sua dedicação, entusiasmo e fervor"
Para o autarca “o professor Joaquim Pinto Ferreira Canário ficará para sempre ligado à História Local, sendo recordado pela sua dedicação, entusiasmo e fervor com que exerceu a atividade política, a sua forma de estar na vida e as funções de Presidente da Câmara Municipal”.
A nota do Presidente da Câmara Municipal acrescenta depois que “Joaquim Pinto Ferreira Canário, nasceu em Lisboa a 14 de fevereiro de 1940, cidade onde desempenhou funções de professor do Ensino Secundário, radicando-se mais tarde em Castelo de Vide onde foi dirigente de diversas Associações e Instituições”.
"Ocupou vários cargos de relevante interesse público”
“Em 1993, candidatou-se à Câmara Municipal sendo eleito e reconduzido durante 1 mandato, terminando essas funções em 2002. No âmbito das suas funções autárquicas e em representação do Município ocupou vários cargos de relevante interesse público”.
“Personalidade reconhecida pela sua cultura, inteligência e popularidade, que fizeram dele uma pessoa acarinhada no seio da comunidade, Joaquim Canário deixa uma marca pelo seu caráter e estilo muito próprios na memória dos castelo-videnses”, remata António Pita, concluindo: “em sinal de reconhecimento, em meu nome pessoal e do Executivo Municipal apresento publicamente as profundas condolências à viúva, filhos, familiares, amigos e ao Partido Socialista. Que descanse em paz”. © NCV
(subtítulos da responsabilidade da redação do NCV)
Sem comentários:
Enviar um comentário