7 de setembro de 2022

Avaria na captação de água na barragem condiciona produção de água pela ETA de Póvoa e Meadas

Fotos © D.R./NCV
A capacidade de produção da Estação de Tratamento de Águas de Póvoa e Meadas está condicionada devido a “avaria em equipamentos de captação de água”, segundo anunciou esta segunda-feira a empresa Águas do Vale do Tejo.
A captação de água na Albufeira de Póvoa e Meadas é efetuada através de uma jangada flutuante, constituída por três módulos em aço inox. Cada módulo dispõe de uma bomba submersível com capacidade de elevar a água bruta captada até à entrada da ETA.
Não obstante esta empresa “ter desenvolvido, de imediato, todos os esforços para a rápida resolução da avaria, esta não se encontra ainda regularizada, pelo que alertamos para eventuais perturbações no abastecimento aos municípios de Gavião, Nisa, Crato, Alter do Chão, Fronteira, Ponte de Sôr e Avis”.
A Águas do Vale do Tejo está “a acompanhar a situação, esperando a rápida resolução da avaria existente”, lamenta “os incómodos e agradecemos, desde já, a colaboração dos municípios, nomeadamente na suspensão de todos os consumos não essenciais e na articulação com os nossos serviços operacionais”.
Tratamento de água para consumo humano
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Póvoa é a infra-estrutura de tratamento de água, para consumo humano, que integra o Sistema de Abastecimento da Póvoa.
O processo de tratamento da água é realizado atualmente mediante um conjunto de operações unitárias, nomeadamente: remineralização com CO2 e leite de cal, adição de carvão ativado em pó, coagulação/floculação, com adição de coagulante e polímero, flotação por ar dissolvido, ozonização intermédia, filtração rápida em areia e desinfeção final com cloro gasoso.
Abastecimento de 8 municípios
A capacidade de tratamento instalada é de 700 metros cúbicos por hora, o que satisfaz as necessidades do abastecimento de 8 municípios do distrito de Portalegre, nomeadamente Nisa, Gavião, Crato, Alter do Chão, Fronteira, Sousel, Avis e Ponte de Sôr. A população servida por este sistema de abastecimento ronda assim os 50 000 habitantes.
O Município de Castelo de Vide (e a freguesia de Montalvão) continuam a ser abastecidos com água proveniente da Barragem da Apartadura, tal como acontece com Portalegre e Marvão. Os concelhos de Elvas e Campo Maior são abastecidos através da Barragem do Caia. © NCV

Sem comentários: