Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
A 15ª edição do Festival Al Mossassa realiza-se a partir de amanhã, dia 30 de Setembro, até Domingo dia 2 de Outubro (ver programa completo em notícia separada).
Durante três dias, Marvão vai recuar até à era da sua fundação por Ibn Maruan, no séc. IX, de forma a recordar as raízes árabes da vila. É neste cenário amuralhado e mágico que será possível participar numa celebração cultural única.
Três anos depois, a Al Mossassa, ou Festa da Fundação, regressa a Marvão em todo o seu esplendor. No “Mercado das 3 Culturas”, situado na parte alta da vila, vai ser reconstituído o ambiente de um mercado típico da época, com dezenas de pontos de venda, onde se poderá desfrutar de um vasto leque de produtos e objetos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã, tomar o verdadeiro chá árabe e saborear as iguarias de outrora.
O Festival Al Mossassa terá, como sempre, uma animação itinerante e de palco, constante, ao longo dos três dias, com uma programação sedutora e fidedigna.
Recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe com artesãos a trabalhar ao vivo, um acampamento militar com exposição de armas e jogos para crianças, cavaleiros em duelos de armas, música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes e artes circenses, vão relembrar o ambiente da época, no séc. IX, e as origens de Marvão.
Quem foi Ibn Maruán?
Ibn Maruán foi um líder militar e religioso sufista. É considerado o fundador de Marvão e de Badajoz, a partir dos quais terá construído o seu reino independente, que se espalhava pelo Alentejo. Ibn Maruán mandou edificar o Castelo de Marvão em 876, na altura conhecido por Fortaleza da Ammaia. Ficou conhecido pela sua astúcia e carácter aguerrido, tendo, ao longo da sua vida, política oscilado nas amizades entre cristãos e mouros. É esse espírito intercultural que carateriza o Festival Al Mossassa. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário