Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
O GACV-Grupo de Amigos de Castelo de Vide, desta vez em parceria com a Fundação Cidade da Ammaia, volta a assinalar este ano as Jornadas Europeias do Património através da realização de percursos orientados a Castelo de Vide e à Ammaia no próximo sábado dia 24 de Setembro.
“A Água e o Vento- Sustentabilidade e Património”
Subordinados ao tema “A Água e o Vento- Sustentabilidade e Património”, ligando ambos os territórios, os percursos são efetuados a pé e com viatura própria com saída do Moinho de Vento em Castelo de Vide e almoço pelas 12:30 horas na cidade romana de Ammaia.
Os percursos orientados serão acompanhados por Maria do Carmo Fernandes, presidente do GACV e Mestre em Política Cultural Autárquica pela FLUC (Universidade de Coimbra), Nelson Almeida, membro da direção do GACV e Doutorado em Pré-Hstória pela Universidade de Évora, e pela arqueóloga Sofia Borges, da Direção do Museu Fundação Cidade de Ammaia.
A organização considera como "obrigatório" que os participantes sejam portadores de um cantil para envher nas fontes.
A inscrição é obrigatória e gratuita e pode ser concretizada até dia 22 de Setembro através do EMAIL ou do EMAIL, ou ainda do telefone 245 919 089.
A importância da salvaguarda do Património
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural.
Solidariedade, diálogo e diversidade culturais
Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário