9 de setembro de 2022

Próximo seminário anual da Associação Adapt.local decorre em Castelo de Vide no dia 25 de Novembro

A Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, da qual o Município de Castelo de Vide faz parte, organiza o próximo seminário anual no próximo dia 25 de Novembro em Castelo de Vide, de acordo com informação veiculada na última reunião da Câmara Municipal no 17 de Agosto passado.
Candidatura de Castelo de Vide
O Município de Castelo de Vide tinha manifestado da 11.ª reunião do Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, que teve lugar no dia 16 de Dezembro de 2021 em Amarante, “a sua vontade em acolher o próximo seminário desta associação”.
19 Municípios fundadores
Recorda-se que esta Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas foi constituída no passado dia 20 de Maio na cidade de Quarteira. Loulé, Amarante, Braga, Bragança, Castelo Branco, Castelo de Vide, Coruche, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Leiria, Mafra, Odemira, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo, foram os 19 signatários da escritura de constituição.
Rede Nacional de Municípios desde 2016
Por outro lado, na sequência do projeto ClimAdaPT.Local, a Rede Nacional de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas foi formalmente criada através da assinatura da respetiva Carta de Compromisso por parte de 30 municípios portugueses, em dezembro de 2016, em Coimbra, envolvendo outras entidades como instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações não- governamentais e empresas.
Importância da escala local e do trabalho em rede 
A associação agora constituída tem como objetivo dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal, promovendo processos contínuos de planeamento que acompanhem o aumento da capacidade dos municípios portugueses e de outras entidades, – públicas ou privadas -, em incorporar esta matéria nas suas políticas de atuação e nos seus instrumentos de planeamento. É afirmada, assim, a importância da escala local e do trabalho em rede para a conceção e implementação de soluções de adaptação mais eficazes, eficientes e equitativas, como se destaca num comunicado divulgado pelo Município de Quarteira. © NCV

Sem comentários: