8 de novembro de 2022

"À descoberta da Serra de S. Mamede" entre Castelo de Vide e Marvão com a Quercus Portalegre este Domingo

Clicar na imagem para ampliar.
Foto © Quercus/NCV
O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus organiza no próximo Domingo dia 13 de Novembro mais uma saída de campo no Parque Natural da Serra de S. Mamede.
A atividade decorrerá ao longo de um percurso pedestre (ver mapa junto) com início em Castelo de Vide e final em Marvão, e passará por alguns locais de grande beleza do Parque Natural da Serra de São Mamede, permitindo assim um contacto muito direto dos participantes com o património natural e cultural desta Área Protegida.
A receção dos participantes faz-se pelas 10 horas junto ao Posto de Turismo em Castelo de Vide, e o percurso interpretativo, integrado no PR3 Castelo de Vide - Marvão no total de cerca de 11 Kms (nível moderado) será pelas 10:15 horas.
Pelas 14 horas o programa prevê um “almoço campestre” em Vale de Ródão (a cargo de cada um), e a chegada à vila de Marvão será pelas 16 horas, com participação na Festa do Castanheiro e Feira da Castanha. O regresso a Castelo de Vide (de automóvel) será pelas 18 horas.
As inscrições (até 11 de Novembro às 12 horas) estão limitadas a 20 participantes e têm o custo de 4 euros (sócios da Quercus), podendo tornar-se sócios aquando da inscrição na atividade. O preço inclui o seguro e o percurso guiado.
Os participantes devem levar roupa e calçado confortável e resistente, adequados às condições atmosféricas e à natureza da atividade, um cantil com água (existem quatro fontes de água ao longo do percurso onde os cantis poderão ser cheios), e merenda para almoço.
A organização recorda que as refeições e entrada em Marvão ficam a cargo dos participantes e que o transporte ficará a cargo dos participantes, sendo a organização apenas responsável por coordenar os meios, de forma a rentabilizá-los ao máximo.
O objetivo desta atividade pretende-se tomar contacto com a beleza e a diversidade das paisagens deste Parque Natural, bem como observar e identificar a sua diversidade florística e faunística.
Pretende-se também descobrir algumas das particularidades geológicas da região e comprovar a tipicidade das suas povoações e respetivas tradições culturais e históricas. © NCV
Foto © Quercus/NCV

Sem comentários: