A 7ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas – PRID 2023 – irá ter uma dotação total de dois milhões de euros, com candidaturas a abrir em Janeiro do próximo ano, e apoiará exclusivamente projetos de melhoria de eficiência energética.
Segundo Miguel Rasquinho, Diretor Regional do Alentejo do IPDJ, IP, “dado o contexto geopolítico e ambiental que atualmente se atravessa, mas também a urgência do combate às alterações climáticas, decidiu-se que o 7º PRID, gerido pelo IPDJ, seria totalmente canalizado para apoiar os clubes na racionalização do uso de energia, de água e gás, tal como já havia sido anunciado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto na audição parlamentar da Comissão de Orçamento e Finanças, no dia 28 de Outubro”.
O IPDJ também divulgou algumas das recomendações estruturais que podem servir de guia para a apresentação de projetos ao PRID 2023. Poderão ser objeto de candidatura projetos de reconversão dos sistemas de iluminação tradicionais para sistemas de tecnologia LED, tanto nas instalações de apoio como nas Instalações Desportivas, de instalação de meios de energia renovável, por exemplo, painéis fotovoltaicos entre outros, para produção de energia para autoconsumo, sempre que tal se afigure viável, e ainda de instalação de sistemas solar térmico para produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário