Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
“Anfitetaro de Ammaia, um novo edifício lúdico na Lusitânia”
O programa pode ser consultado AQUI e inclui uma apresentação sobre “Anfitetaro de Ammaia, um novo edifício lúdico na Lusitânia” a cargo de Carlos Fabião, Nova Barrero Martin, Amílcar Guerra, Trinidad Nogales Basarrate, Catarina Viegas, Jose Maria Murciano e Joaquim Carvalho.
“A identificação e escavação do anfiteatro da cidade romana de Ammaia suscitou o interesse em conhecer mais detalhadamente os outros edifícios congéneres da província da Lusitânia”.
“Interessava conhecer o estado da questão, observações, questões colocadas ao estudo dos outros anfiteatros estudados, por essa razão, não consideramos outros casos que têm sido avançados pela investigação, como os supostos edifícios de Ebora Liberalitas Iulia ou Felicitas Iulia Olisipo, cuja presença tem sido intuída pelas presumíveis sobrevivências nos modernos desenhos urbanos, sem que exista até à data qualquer prova tangível”.
Os casos conhecidos: Conimbriga, Oliveira do Hospital e Ammaia
“Preferimos centrar-nos nos casos conhecidos. Nos grandes anfiteatros com uso de opus caementicium, como os da Colonia Augusta Emerita, a capital provincial, ou Conimbriga, mas também nos edifícios de estrutura mais simples como os de Caparra ou de Bobadela (Oliveira do Hospital), de mais simples construção, como é o caso do anfiteatro de Ammaia”.
“Juntar responsáveis pelo estudo dos diferentes edifícios e refletir também sobre a sua conservação e valorização constituem os objetivos do presente workshop. Uma pequena reunião de temática bem definida, com breves apresentações e troca de ideias, que se encontra também aberta a quem queira assistir”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário