10 de novembro de 2022

Um dos dois eucaliptos de grande porte do Martinho terá mesmo ter de ser "sacrificado" por segurança...

Foto © J. Calha/NCV 
Um dos dois eucaliptos de grande porte existentes junto à rotunda do Martinho deverá mesmo ter de ser "sacrificado" e abatido por razões de segurança. 
Trata-se da árvore situada mais próximo da rotunda e à Igreja de São Pedro que se mantém na área de jurisdição da IP-Infraestruturas de Portugal depois de inaugurada a variante da EN 246-1.
Vistoria municipal confirma
De facto, a Câmara Municipal de Castelo de Vide solicitou uma vistoria sanitária a uma empresa especializada cujo resultado também aponta nesse sentido e aguarda agora apenas receber o relatório em que se baseou a decisão da IP para que seja tomada uma decisão conjunta definitiva. O assunto tem sido seguido pelo vereador e Vice-Presidente da Cãmara Municipal Nuno Calixto.
Ausência prolongada de manutenção
O segundo eucalipto (na foto), que passou para a jurisdição municipal com o advento da variante, não necessita de ser abatido mas apenas de ser objeto de trabalhos de manutenção e poda sanitária seletiva cuja ausência prolongada (que as fotos atuais bem evidenciam) muito terá contribuído para que o seu companheiro de décadas não tenha hipótese de sobrevivência em segurança, segundo apurou o NCV.
Proposta de replantação
Nos contactos entretanto estabelecidos pela Câmara Municipal de Castelo de Vide com a IP-Infraestruturas de Portugal esta entidade adiantou que vai propor uma solução de replantação arbórea para o local a fim de obter a concordância da Autarquia. © NCV

Sem comentários: