24 de dezembro de 2022

Arquiteto Luís Pedro Cruz levou Castelo de Vide a aula aberta na Universidade da Beira Interior

Fotos © DR/NCV
O arquiteto municipal Luís Pedro Cruz participou na passada 5ª feira, dia 15 de Dezembro, numa na aula aberta no DECA da UBI - Universidade da Beira Interior dando a conhecer o trabalho realizado nos últimos anos sobre o concelho de Castelo de Vide, que inclui, além do livro mencionado, os livros "(a)Riscar em Castelo de Vide... desenhos (d)escritos" e "(a)Riscar em Póvoa e Meadas... a cores".
Para além de apresentar o seu livro "Reabilitação e Autenticidade - Consequências no Tecido Urbano", Luís Pedro Cruz exemplificou assim nomeadamente o que é o desenho sequencial, recorrendo ao trabalho produzido sobre Castelo de Vide.
Alunos estudam envolvente da Estação da CP
O convite da universidade da Beira Interior foi endereçado pelo Professor Miguel Santiago Fernandes, da equipa docente de Projecto IV-1 da unidade curricular do mestrado integrado em arquitetura da Universidade da Beira Interior,cujos alunos têm vindo a realizar desde Setembro passado estudos académicos de arquitetura na envolvente da antiga Estação de comboios de Castelo de Vide.
Esta unidade da UBI propõe-se expor os trabalhos desses alunos em Castelo de Vide em Março de 2023.
Arquitetura do espaço público e desenho manual como ferramenta
Segundo o Professor Miguel Santiago Fernandes, num email enviado à CM, "foi importante aprender mais sobre Castelo de Vide e tomar contacto com a reflexão que Luís Pedro Cruz tem vindo a promover sobre a arquitetura do espaço público e uso do desenho manual como ferramenta, com a participação da comunidade e referiu ainda que os alunos tiveram oportunidade de desfrutarem de uma oportunidade única para ouvirem o arquiteto e conversarem com ele em sala de aula sobre seus trabalhos em curso para a área da estação de caminho de ferro de Castelo de Vide. Certamente este encontro poderá ajudá-los a produzir propostas mais bem informadas e mais interessantes”.
Castelo de Vide e Póvoa e Meadas como “caso de estudo”
Por outro lado, para o arquiteto municipal “este envolvimento com o mundo académico, que tenho vindo a defender, permite divulgar o concelho e o trabalho realizado ao longo do tempo na área do planeamento e da reabilitação urbana conferindo protagonismo a Castelo de Vide, transformando esta Vila e Póvoa e Meadas numa referência e num caso de estudo nesta matéria. Considero que, além dos livros, a exposição "Nuno Teotónio Pereira - influência no urbanismo em Castelo de Vide" veio consolidar esta estratégia”. © NCV

Sem comentários: