3 de dezembro de 2022

Castelo de Vide vai estar na rota da digressão do Teatro Nacional D. Maria II no final de 2023

Fotos © D.R./NCV
Castelo de Vide é um dos 93 concelhos do país que vão estar na rota da digressão “Odisseia Nacional“ do Teatro Nacional D. Maria II durante o ano de 2023 pelas regiões de menor densidade populacional de todo o país. Assim o adiantou o Presidente da Câmara Municipal António Pita que esteve presente na passada quarta-feira em Lisboa na apresentação deste projeto que contempla a descentralização de artes teatrais.
“Esta ação descentralizada resulta do encerramento temporário do Teatro Nacional D. Maria que irá sofrer obras de recuperação, remodelação e beneficiação nos próximos 16 meses, fechando assim portas na capital, mas abrindo-se às populações do país”, refere o autarca.
O projeto “Odisseia Nacional“ desenvolve-se de Norte para Sul a partir de Janeiro e passa pelo Alentejo e pela Madeira entre Setembro e Dezembro.
Cada município que receber estas visitas vai ter um programa adaptado à sua realidade, capacidade e tamanho, sendo o programa diversificado de local para local, mas podendo existir repetições de peças pelas regiões.
Do programa fazem também parte ações pedagógicas relacionadas com os espetáculos que serão apresentados ou a aproximação do teatro às pessoas por intermédio de workshops.
Por outro lado, onze Municípios vão receber uma exposição dedicada aos últimos 100 anos do teatro português, dividindo 50 anos de teatro vividos na ditadura e os quase 50 de vividos em democracia.
O Ministro da Cultura, que juntamente com a Ministra da Coesão Territorial esteve na cerimónia, sublinhou a importância da democratização da cultura através deste projeto que irá ter uma abrangência geográfica sem precedentes. © NCV

Sem comentários: