16 de dezembro de 2022

Já foi restabelecida a passagem do CM 1007 pelo paredão da barragem de Póvoa e Meadas
- descargas controladas para ganhar encaixe

Fotos © NCV (arquivo)
Já foi autorizado o restabelecimento da passagem do caminho municipal 1007 pelo troço do paredão da barragem de Póvoa e Meadas que tinha sido interditada na passada terça-feira pela Câmara Municipal de Castelo de Vide na sequência de uma vistoria conjunta com técnicos da APA e com a Águas de Portugal.
A decisão fora tomada de forma cautelar devido a receios em matéria de segurança do referido paredão por ter sido ultrapassada a cota máxima da albufeira e atingido o máximo da capacidade de armazenamento, como referiu António Pita à Rádio Portalegre.
Descargas controladas para ganhar encaixe
Foto © DR/NCV
De acordo com informação da APA-Agência Portuguesa do Ambiente “nas regiões mais afetadas pela precipitação intensa foi necessário realizar em algumas barragens descargas controladas, para ganhar encaixe antes de cada um dos eventos que ocorreram em novembro e que ainda estão acontecer em dezembro”. Uma dessas oito barragens foi a de Póvoa e Meadas na ribeira de Nisa (bacia do Tejo).
Minimizar efeitos a jusante e segurança das barragens
Segundo o mesmo comunicado, com “estas medidas de gestão tem sido possível minimizar os efeitos a jusante, permitindo encaixar parte do volume de água afluente”.
Nele se assinala ainda que “as medidas de gestão das barragens têm sempre em consideração a proteção de pessoas e bens a jusante, mas também a segurança da infraestrutura para as quais existem regras claras que devem ser sempre respeitadas”. © NCV

Sem comentários: