3 de dezembro de 2022

Nisa recebeu encontro conclusivo do projeto do ICNF sobre gestão das "faixas de gestão de combustível"

Fotos © CMN/NCV
O Município de Nisa foi o anfitrião esta semana do encontro conclusivo do Projeto de Instalação e Beneficiação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível, desenvolvido através do concurso público 09.2019/ICNF - Serviços de instalação e beneficiação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) assente em faixas de interrupção de combustível (FIC).
Participaram neste encontro elementos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, dos Bombeiros Voluntários e dos Municípios de Nisa e de Castelo de Vide.
Nuno Calixto e António Raimundo
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Nuno Calixto, foi acompanhado pelo comandante da corporação dos bombeiros locais, António Raimundo.
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade, presidiu ao “briefing” inicial no Heliporto de Nisa, durante o qual foi realizado o balanço do projeto, acompanhando seguidamente a visita às áreas intervencionadas e observando, no local, o trabalho desenvolvido e a sua viabilidade no combate aos incêndios rurais.
As faixas de gestão de combustível constituem uma das medidas de prevenção estrutural na defesa de pessoas e bens e do espaço florestal contra a ocorrência de incêndios rurais. Os fenómenos meteorológicos, cada vez mais frequentes, tornam estes incêndios cada vez mais perigosos, exigindo um combate mais pensado, e estas faixas constituem-se, portanto, como um elemento crucial a aproveitar em “janelas de oportunidades” que podem ser determinantes na extinção do fogo. © NCV

Sem comentários: