Foto © NCV (arquivo) |
Esta regra decorreu de uma proposta aprovada por unanimidade apresentada em 2020 pelo vereador Fernando Valhelhas (PS), para vigorar no ano de 2021.
Santo Amaro a 13 de Janeiro e S. Lourenço a 11 de Agosto
Assim sendo, em 2023 a Feira de Santo Amaro terá lugar no dia 13 de Janeiro (e não no Domingo dia 15 de Janeiro) e a Feira de São Lourenço no dia 11 de Agosto, um dia mais tarde do que o habitual (10 de Agosto).
A única das feras anuais que se mantém no dia próprio é a Feira de Ramos, cuja realização se mantém no Domingo de Ramos Domingo antes da Páscoa), este ano no próximo dia 2 de Abril.
Apesar desta mudança o Plano agora aprovado continua a referir a regra genérica de que “o mercado semanal anterior a uma feira anual não é realizado”, ficando a dúvida se terão lugar os mercados dos dias 6 de Janeiro e 4 de Agosto, nas semanas anteriores às novas datas das Feiras de Santo Amaro e de S. Lourenço.
Quartas-feiras e Domingos em Póvoa e Meadas
Em Castelo de Vide os mercados semanais continuam a ter lugar nas 1ª, 2ª, e 3ª sexta-feira de cada mês, e nos meses com 5 semanas, também haverá mercado semanal na 4ª sexta-feira do mês. A última sexta-feira de cada mês será sempre Mercado Franco.
Em Póvoa e Meadas os mercados têm lugar às quartas-eiras e Domingos na Rua do Mercado.
“Em regra” na Praça D. Pedro V...
As feiras e mercados de Castelo de Vide realizam-se “em regra” na Praça D. Pedro V, excetuando-se os casos em que “por motivos de força maior e sempre do interesse municipal, obriguem os mercados a serem realizados noutros espaços alternativos”.
Por outro lado, o Plano para 2023 refere que “os mercados deverão ser realizados sempre que possível utilizando o espaço público disponível na Praça D. Pedro V e só obstruindo a via de circulação rodoviária quando for necessário por falta de espaço disponível”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário