27 de dezembro de 2022

Plano Anual 2023 mantém as Feiras de Santo Amaro e S. Lourenço a concidir com os mecados das 6ªs-feiras

Foto © NCV (arquivo)
As feiras anuais de Santo Amaro e S. Lourenço continuam a realizar-se na sexta-feira mais próxima – coincidindo com o dia do mercado semanal - e não no dia tradicional, de acordo bom o Plano Anual de Feiras e Mercados do Concelho de Castelo de Vide para o ano de 2023 que o Executivo Municipal aprovou por unanimidade na sua última reunião deste ano no passado dia 21 de Dezembro.
Esta regra decorreu de uma proposta aprovada por unanimidade apresentada em 2020 pelo vereador Fernando Valhelhas (PS), para vigorar no ano de 2021.
Santo Amaro a 13 de Janeiro e S. Lourenço a 11 de Agosto
Assim sendo, em 2023 a Feira de Santo Amaro terá lugar no dia 13 de Janeiro (e não no Domingo dia 15 de Janeiro) e a Feira de São Lourenço no dia 11 de Agosto, um dia mais tarde do que o habitual (10 de Agosto).
A única das feras anuais que se mantém no dia próprio é a Feira de Ramos, cuja realização se mantém no Domingo de Ramos Domingo antes da Páscoa), este ano no próximo dia 2 de Abril.
Apesar desta mudança o Plano agora aprovado continua a referir a regra genérica de que “o mercado semanal anterior a uma feira anual não é realizado”, ficando a dúvida se terão lugar os mercados dos dias 6 de Janeiro e 4 de Agosto, nas semanas anteriores às novas datas das Feiras de Santo Amaro e de S. Lourenço.
Quartas-feiras e Domingos em Póvoa e Meadas
Em Castelo de Vide os mercados semanais continuam a ter lugar nas 1ª, 2ª, e 3ª sexta-feira de cada mês, e nos meses com 5 semanas, também haverá mercado semanal na 4ª sexta-feira do mês. A última sexta-feira de cada mês será sempre Mercado Franco.
Em Póvoa e Meadas os mercados têm lugar às quartas-eiras e Domingos na Rua do Mercado.
“Em regra” na Praça D. Pedro V...
As feiras e mercados de Castelo de Vide realizam-se “em regra” na Praça D. Pedro V, excetuando-se os casos em que “por motivos de força maior e sempre do interesse municipal, obriguem os mercados a serem realizados noutros espaços alternativos”.
Por outro lado, o Plano para 2023 refere que “os mercados deverão ser realizados sempre que possível utilizando o espaço público disponível na Praça D. Pedro V e só obstruindo a via de circulação rodoviária quando for necessário por falta de espaço disponível”. © NCV

Sem comentários: