14 de dezembro de 2022

Ribeiro de Póvoa e Meadas voltou a sair do leito e provocou estragos e inundações no Largo de Santa Margarida e na Rua do Mercado

Foto © D.R./NCV
O ribeiro de Póvoa e Meadas voltou ao início da manhã de ontem a engrossar demasiado devido às fortes chuvas persistentes que se fizeram sentir na região e voltou a sair do seu leito normal provocando mais uma grande inundação de grande parte da zona do Largo de Santa Margarida e da Rua do Mercado.
Os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide e trabalhadores dos serviços municipais acorreram ao local e a situação melhorou mas ao final da tarde voltou a haver uma subida do nível da água no ribeiro, mantendo-se os receios de que possam voltar a ocorrer problemas com a eventual evolução negativa da situação nomeadamente durante a madrugada.
Episódios recentes sucedem-se desde 2011
Foto © D.R./NCV
Recorda-se que em Janeiro de 2011 e posteriormente em 2013 e 2014 aquela zona foi severamente inundada com diversos avultados prejuízos em muitas habitações e no piso e nas infraestruturas do Largo de Santa Margarida e da Rua do Mercado, sob as quais o ribeiro corre em vala artificial subterrânea.
De referir que mais uma vez o volume e a força da água do ribeiro à entrada do Largo de Santa Margarida e substancialmente mais violenta do que à saída esta vala subterrânea. © NCV

Sem comentários: