António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, anunciou que “está já agendado para 2024 um concerto e palestra” sobre a personalidade setecentista do médico e compositor José Ferreira Cordovil que “viveu a maior parte do tempo em Castelo de Vide onde foi médico, tendo aqui morrido em 1761 e ficando sepultado no Convento de São Francisco”.
A revelação foi feita na sequência de um encontro na passada sexta-feira com Tiago Matias “que se encontra a investigar a obra de José Ferreira Cordovil, preparando assim a edição de 14 obras deste fabuloso compositor até agora praticamente desconhecido”.
Na ocasião o autarca recebeu do guitarrista e alaudista Tiago Matias, doutorando na Universidade de Coimbra em Estudos Artísticos, o disco “Cifras de Violas” (ver AQUI), um álbum de música inédita para guitarra barroca do séculos XVII e XVIII que integra duas composições de José Ferreira Cordovil.
Embora nascido em Lagos (em 1683), José Ferreira Cordovil estudou medicina na Universidade de Coimbra entre 1701 e 1707/08, mas viveu longos anos em Castelo de Vide onde foi médico e faleceu em 1761 estando sepultado no Convento de São Francisco.
António Pita sublinha que “a descoberta deste grande compositor está a suscitar um enorme entusiasmo para a história da música portuguesa, porquanto considera-se que poderá vir a ser um nome incontornável do Barroco”. Por isso adianta que “iremos acompanhar estes interessantes projetos de investigação académica e musical que carecem de divulgação, designadamente em Castelo de Vide que desconhece este seu ilustre compositor”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário