Manuel de Jesus da Silva Mendes |
Professor do ensino primário, Manuel de Jesus da Silva Mendes nasceu em Elvas a 1 de Abril de 1022 e desempenhou as funções de Diretor Escolar dos Distritos de de Castelo Branco e de Portalegre.
A sua vasta carreira estendeu-se às áreas político-administrativa e parlamentar, tendo sido vogal da Comissão Distrital de Castelo Branco da União Nacional, diretor da Casa da Mocidade Portuguesa de Castelo Branco, vice-presidente e Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre e ainda Vogal da Junta de Província do Alto Alentejo.
Representou o círculo de Portalegre nas X e XI Legislaturas, nas Comissões de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais, respetivamente entre 1969 e 1970 e entre 1973 e 1974.
Desempenhou as funções de Presidente da Câmara Municipal de Portalegre entre 8 de Janeiro de 1964 e 25 de Setembro de 1973, sendo da responsabilidade dos seus executivos, entre outras, obras como o Mercado Municipal, a Piscina Municipal e a abertura da Casa Museu José Régio.
Nota de pesar da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre
A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre lamentou em comunicado a morte do antigo autarca Manuel de Jesus da Silva Mendes, sublinhando que “foi com tristeza que recebeu a notícia da morte do Prof. Silva Mendes, neste dia 13 de Janeiro de 2023”.
“Foi uma personalidade incontornável na história local. Com a sua partida fica a memória e o exemplo de um “fazedor”, homem de grande honestidade, inteligência e competência”.
“Sob a sua presidência foi executado um projeto de desenvolvimento de Portalegre, sempre “com a preocupação de bem servir os destinos do concelho e transformar esta cidade numa das mais belas e progressivas do norte-alentejano”.
“Em nome da Câmara Municipal de Portalegre, a Presidente Fermelinda Pombo Carvalho agradece ao Prof. Silva Mendes o enorme contributo e serviço prestado ao concelho e à região durante quase uma década à frente deste município e partilha com os filhos, netos e restante família enlutada um voto de profundo pesar”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário