17 de janeiro de 2023

Situação meteorológica prevista pelo IPMA indica condições para queda de neve na Serra de S. Mamede

A situação meteorológica prevista pelo IPMA para os próximos dias indica que existem condições para a queda de neve na zona da Serra de S. Mamede, dos 600 aos 800 metros, ou nesta madrugada ou na de terça para quarta-feira em que está prevista também a ocorrência de chuva em regime de aguaceiros em simultâneo com temperaturas mínimas próximas do zero.
Tempo frio, precipitação e formação de gelo e geada
De acordo com a informação do IPMA, prevê-se para os próximos dias tempo frio e precipitação, salientando-se a possibilidade de queda de neve nas terras altas e, eventualmente, a cotas médias (entre os 600 e os 800 metros), a partir desta terça-feira, dia 17 de Janeiro, a que acresce a possibilidade de formação de gelo e geada, em especial no interior a partir deste mesmo dia 17 de Janeiro.
Descida significativa da temperatura
A informação do IPMA refere para os próximos dias tempo frio e precipitação, salientando também uma descida significativa da temperatura, com intensificação do vento de quadrante leste, soprando mais intenso nas terras altas, e desconforto térmico elevado devido à descida da temperatura mínima e aumento da intensidade do vento.
Possíveis efeitos
Face a este quadro meteorológico o IPMA indica a possibilidade de que ocorram alguns destes efeitos: intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos, piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte, e instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.
Atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis
Por isso o IPMA considera ainda ser necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo, e alerta para o aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, quer pela queda de neve nas vias, quer pela formação de gelo. © NCV

Sem comentários: