27 de janeiro de 2023

V Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas vai realizar-se em Castelo de Vide em Novembro

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar.
Castelo de Vide vai receber no próximo mês de Novembro a edição deste ano dos Colóquios Internacionais Diálogos Luso-Sefarditas que desde 2017 têm vindo a realizar-se em distintas cidades portuguesas onde a história se cruza com a Herança Judaica em Portugal.
A notícia foi divulgada pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, que explicou que a organização tem envolvido nos anos mais recentes departamentos das Universidades de Coimbra, Aveiro e Lisboa, o Instituto Politécnico de Tomar e com o apoio de Autarquias e da Rede de Judiarias de Portugal, a que preside atualmente o autarca local.
“Com entusiasmo iremos colaborar na preparação deste superior evento cultural em parceria com as entidades de inquestionável crédito e reputação”, sublinha António Pita, para quem “será certamente uma excelente oportunidade para o Município divulgar junto do mundo académico os novos espaços museológicos subordinados à temática”.
Evento realiza-se desde 2017
Os Colóquios Internacionais Diálogos Luso-Sefarditas têm vindo a realizar-se periodicamente, desde 2017, em diferentes cidades portuguesas, especialmente na Região Centro, cuja história se interliga com a da presença judaica nessas mesmas comunidades.
Trata-se de eventos culturais que procuram oferecer pontes de proximidade entre a investigação universitária e as comunidades locais, abertos à reflexão e ao diálogo científicos, à partilha e divulgação dos resultados de investigação, ao conhecimento e ao encontro da história da presença sefardita especialmente nos territórios da Lusofonia mas também nas suas manifestações de diásporas transfronteiriças e multiculturais.
Assegurados por conferencistas portugueses e estrangeiros, os programas dos Diálogos Luso-Sefarditas estão abertos também à apresentação de comunicações e de outras participações e testemunhos culturais no âmbito das temáticas relacionadas com a história e os legados materiais e imateriais das gentes sefarditas e das suas diásporas globais. © NCV

Sem comentários: